O Google Adwords, desde a sua criação em 2001, implementou 5 ramificações em seu espectro, conforme detalhado a seguir.
Rede de Pesquisa
É quando você busca ativamente por um determinado serviço ou produto por intermédio de palavras chave na barra de pesquisa do Google.
Se você digitar “carros usados” na barra de pesquisa, serão mostrados até quatro anúncios destacados em verde com a palavra Anúncio, dependendo do horário, região, dia da semana e do produto ou serviço pesquisado.
Os demais sites abaixo que não possuem a palavra Anuncio, destacado em verde, não faz anúncio no Google Adwords. Em algum momento explicarei a diferença entre Busca Orgânica e Links Patrocinados.
Google Shopping
É o comparador de preço do Google.
É a busca ativa por um determinado produto, igualmente por intermédio de palavras chave na barra de pesquisa do Google. É o mesmo procedimento em relação à rede de pesquisa, porém só é permitida a utilização do Google Shopping para E-commerce.
Esta campanha é estruturada com base em um banco de dados e não é utilizado palavras chave na plataforma, apenas na busca feita pelo usuário.
Se você digitar geladeira, por exemplo, na barra de pesquisa do Google, você verá logo no topo o título; Resultados no Google Shopping para Geladeira.
Com base nas imagens, você poderá comparar preços e características dos produtos que as empresas apresentam.
A empresa que possui E-commerce e não investe no Google Shopping provavelmente não o faz por falta de conhecimento ou por limitação da plataforma, mas se investe na Rede de Pesquisa, sua marca aparecerá logo abaixo das imagens dos Resultados no Google Shopping.
Dispositivos Móveis
Dentro desta ramificação temos duas subdivisões.
Campanha para Chamada
Está campanha é muito semelhante à rede de pesquisa no que tange a busca, porém quem realizar esta campanha terá o serviço visualizado somente no aparelho celular.
Esta é uma ótima opção para quem não tem site, porque a pessoa faz o contato direto com a empresa, ou seja, é só clicar no anúncio, fazendo assim o contato com o atendente sem precisar entrar no site e digitar o telefone. Nesta modalidade há uma chave em formato de telefone que torna a comunicação intuitiva. É só clicar para começa a chamar.
Os serviços mais comuns para este tipo de campanha são; “Chaveiro”, “Desentupidora”, “Táxi” e “Ambulância”.
Não faz sentido utilizar esta modalidade de campanha para E-commerce, uma vez que não é redirecionado para o site.
São serviços em que a pessoa não tem muito que comparar, principalmente quando se trata de uma emergência.
Campanha para Aplicativos
Um aplicativo é equivalente a um favorito de um navegador. Adicionar um site aos “favoritos” é muito mais prático, evitando assim a digitação a todo o momento do endereço de um determinado site.
Quando você baixa um aplicativo de um banco, é só clicar e começar a fazer as operações.
Uma empresa que investe no desenvolvimento de um aplicativo, mas que não tem uma marca conhecida, precisa investir em uma divulgação maior para incentivar as pessoas a baixar o aplicativo e começar a usar o seu produto ou serviço.
Você já deve ter percebido no celular, banners que incentivam o download de determinados aplicativos.
Rede de Display
É a rede de conteúdo do Google. Aqui você não faz buscas por palavras chave.
Nesta modalidade o usuário pode ser impactado por um determinado produto ou serviço quando navega em grandes portais na Internet.
Ao entrar em grandes portais de notícia, por exemplo, são mostrados banners que podem ser ou não do seu interesse.
Se você trabalha com remoção de pacientes (ambulância particular), convém aparecer em sites de hospitais e não nos de culinária. A grande vantagem desta modalidade fica por conta do fato de não precisar negociar com o proprietário do site ou portal para divulgar o seu produto. A plataforma facilita este trabalho para você.
A Rede de Display possui uma configuração extra, chamada “Remarketing”. Você já se sentiu perseguido por um anúncio nos sites pelos quais navega?
Remarketing
É a continua aparição de um anúncio para o usuário que já teve contato com o seu site. É uma estratégia muito poderosa, porque ajuda a converter mais vendas ou solicitação de orçamento. Digamos que o usuário entra no seu site. Se ele não converter, você pode voltar a anunciar e oferecer um desconto, por exemplo.
Youtube
É a plataforma de vídeos do Google. É o 2º maior buscador do mundo, perdendo apenas para o próprio Google. Com esta plataforma, qualquer pessoa pode criar um canal e começar a divulgar produtos ou serviços. Basta ter uma câmera, que pode ser um celular, e gravar algo que divulgue o seu produto. Depois é só fazer o upload para começar a divulgação.
A busca que o usuário realiza na plataforma do Youtube é feita por palavras chave, muito semelhante à busca realizada na plataforma de pesquisa. A única diferença é que na plataforma do Google da rede de pesquisa, serão visualizados até quatro links para você escolher e clicar. Na plataforma do Youtube serão listados inúmeros vídeos.
Estas são as cinco possibilidades que podem ser utilizadas para sua empresa, obviamente é preciso avaliar o contexto do seu mercado e aplicar a melhor opção.
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