Como Aparecer no Google: A Surpreendente Verdade que Nunca Contaram a Você

Como Aparecer no Google?  Faça Uma Pergunta para Você Mesmo. O Meu Segmento de Mercado, ainda, existe?

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Antes de você montar uma empresa é imprescindível analisar diversos fatores para que a empresa não vá à falência.

O Google Adwords, ou qualquer outra plataforma de mídia na internet, sem dúvida nenhuma, tem um grande potencial de alavancar vendas. Eu disse um grande potencial e não uma solução para todos os problemas da sua empresa.

Estar na primeira posição do Google não é garantia no aumento do faturamento de sua empresa, simples assim e explico mais adiante.

Na verdade este post é ideal para quem quer montar um negócio, mas para empresários que possuem um negócio poderá ajudar a corrigir a rota caso a situação não esteja bem.

Qual é a tendência do seu nicho? Será que a tendência é de queda, estabilidade ou crescimento?

Digo isso por que há mais de 20 anos trabalhei em dois segmentos de mercado que, hoje, não existem mais. Primeiro, trabalhei no mercado paralelo de telefonia celular. Na época em que o preço de uma linha de telefone celular ou telefone fixo era equivalente ao valor de um carro usado. Com as privatizações ocorridas no sistema Telebrás em 1997, este mercado desapareceu em menos de dois anos.

Posteriormente, iniciei um estágio na área de qualidade de uma operadora de “Pager” (aparelho de recepção de mensagens) mais popularmente conhecido como “BIP”. Com a evolução meteórica das empresas que adquiriram o sistema Telebrás, este mercado, igualmente, desapareceu.

Podemos falar de outros mercados como, por exemplo, locação de filmes, vendas de CDs, e outros mercados que não foram extintos, mas diminuíram significativamente devido a evolução da internet.

Há mercados que podem desaparecer em questão de meses com uma resolução do governo. Foi o que aconteceu com os extintores veiculares. O Contran decidiu que não é mais obrigatório o uso de extintores nos veículos, logo as montadoras cancelaram contratos com as fabricantes. Para muitas empresas foi um baque, porque em alguns casos o faturamento girava em torno de 70%, somente, com este produto.

Com a evolução da internet, será que daqui alguns anos haverá lojas físicas? Acredito que sim, porém, pode ter certeza, com outra concepção.

O que isso tem haver com o Google Adwords? Tudo. De que adianta você dizer que deseja o primeiro lugar da primeira página no Google, principal desejo dos clientes, se o seu mercado não existe mais ou está em declínio.

É muito importante você conhecer qual é a tendência do seu mercado. Abaixo uma ferramenta gratuita lançada pelo Google em 2004.

Na verdade este post é ideal para quem quer montar um negócio, mas para empresários que possuem um negócio poderá ajudar a corrigir a rota caso a situação não esteja bem.

Qual é a tendência do seu nicho? Será que a tendência é de queda, estabilidade ou crescimento?

Continue lendo este artigo para saber mais sobre:

Como Aparecer no Google: Google Trends (Tendências) em 4 Passos Simples.

Como Aparecer no Google: O Que um Plano de Negócio tem Haver com Isso?

Princípios Básicos de Como Aparecer no Google

Como Aparecer no Google: 6 Elementos Essenciais que Todo Site Deve Ter

Como Aparecer na Primeira Página do Google

Você se interessou pelo assunto? Divulgue agora com seus amigos, colegas de trabalho e familiares para que cada vez mais pessoas possam saber Como Aparecer no Google Corretamente.

Facebook (104 Milhões de Brasileiros tem uma conta)

Google +   (A Rede Social do Google)

Linkedin   ( 25 Milhões de Brasileiros tem uma conta)

E-mail     (92% das pessoas têm mais de uma conta de E-mail)COMO-APARECER-NO-GOOGLE

Google Trends (tendências) Como utilizar esta ferramenta gratuita do Google em 4 passos

1º Passo

Na caixa de pesquisa “Explorar Tópicos”, você pode digitar um termo relacionado ao seu mercado. Digitei ovo de páscoa.
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2º Passo

Uma vez digitado o termo “Ovo de Páscoa“, conforme demonstrado no 1º passo, é demonstrada a tendência. Este é um exemplo muito simples. Com base no gráfico abaixo, os picos relacionados ao termo “Ovo de Páscoa” ocorre em março ou abril, dependendo do calendário. Esta data é equivalente a outras datas como, Dia das Mães; Dia dos Pais; Dias das Crianças, Natal e etc.

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3º Passo

Este passo é uma extensão do 2º Passo. Aqui você encontra quais as regiões e outros tópicos relacionados ao termo buscado. O seu produto pode ser buscado em várias partes do mundo.

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4º Passo

Este passo é uma extensão do 3º Passo. Aqui você clica apenas na opção Brasil e serão demonstrados quais os Estados com maior procura pelo seu produto.COMO-APARECER-NO-GOOGLEEm 2014, o e-commerce brasileiro teve queda de até 37% em jogos do Brasil válidos pela Copa do Mundo. A prioridade do consumidor foi a Copa. Na época eu tinha uma cliente que vendia florais em seu e-commerce e durante 15 dias não conseguiu efetuar uma venda. Como eu disse anteriormente, ficar na primeira posição na busca do Google, principalmente naquela época, não foi um fator de sucesso.

Plano de Negócio

Depois que você analisar a ferramenta acima e descobrir que seu mercado é estável ou tem uma tendência de crescimento, você deverá ter um plano de negócio composto por quatro pilares. Este plano de negócio é adequado para quem pretende abrir um negócio ou para quem já tem um negócio e precisa fazer algumas correções.

1. Público Alvo

 

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Quais são os clientes potenciais e conhecer suas preferências de maneira a adotar ações eficazes para atraí-los até o seu estabelecimento.

1.1 Identificar os clientes que frequentam o seu estabelecimento:

  • Sexo;
  • Idade;
  • Estado Civil;
  • Renda;
  • Profissão;

1.2 Identificar os hábitos de consumo desses clientes:

  • Produtos Consumidos;
  • Frequência de Compra;
  • Interesses por Lançamentos;
  • Volume de Compra;

1.3 Identificar variáveis que motivam a compra:

  • Variedade, Qualidade e Disponibilidade;
  • Preços, Formas de Pagamento e Descontos;
  • Limpeza, Iluminação, Sinalização, Disposição dos Produtos, Fachada, Vitrine;
  • Localização;
  • Rapidez, Qualidade e Uniformidade;
  • Formas de Divulgação com Mídia utilizada e frequência

2. Concorrência

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2.1 Identificar os principais concorrentes.

2.2  Analisar seus produtos e serviços:

  • Produtos: comercializados, marcas, serviços disponíveis;
  • Preços: quantos acima ou abaixo da média, tipos de promoções;

2.3 Analisar seus processos de produção:

  • Capacidade de Produção;
  • Adaptabilidade;
  • Eficiência;
  • Qualidade;
  • Custos;

2.4 Analisar seus processos de divulgação:

  • Mensagens;
  • Mídia utilizada;
  • Tipos de campanhas;

2.5 Analisar seus Processos de Divulgação:

  • Treinamentos;
  • Incentivos;
  • Qualidade dos Serviços;
  • Atendimento;
  • Eficiência;

2.6 Analisar a estrutura:

  • Iluminação;
  • Localização;
  • Disposição dos produtos nas prateleiras;
  • Precificação nos produtos;
  • Fachada;
  • Horário de funcionamento;

3. Fornecedores

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3.1 Identificar os principais fornecedores:

  • Quem são, localização, tempo de atuação no mercado, principais clientes e porte;
  • Tipos de produtos que comercializa e sua qualidade.

3.2  Analisar políticas de preço:

  • Preço cobrado,
  • Frete;
  • Prazos de pagamento exigido pelo fornecedor, tempo e forma de entrega;
  • Condições de pagamento exigidas, tipo de cobrança.

3.3  Estudar o comportamento de venda:

  • Lote mínimo exigido, grade de produtos, promoções utilizadas, política de retorno.

4.0  Localização do ponto de venda

 

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Definir a localização mais adequada.

4.1 Avaliar as condições do contrato

  • Preço;
  • Condições de Pagamento;
  • Prazo do Aluguel;

4.2 Verificar infraestrutura:

  • Luz;
  • Água;
  • Telefone;
  • Condições do Imóvel;
  • Facilidade de Acesso;
  • Proximidade da Concorrência;
  • Visibilidade;
  • Volume do Tráfego;
  • Local para Estacionamento;
  • Nível de Ruído;

4.3  Verificar legislação específica para abertura do negócio

O sucesso on-line não é somente para quem vende direto pela internet (E-commerce). Você que possui um site pode atrair pessoas para seu estabelecimento como, por exemplo, um pet-shop. Os quatro pilares acima descritos são importantes também para que você tenha sucesso on-line.

Agora que você já entendeu que deve usar o Google Trends e fazer um plano de negócios antes de iniciar um negócio ou corrigir o rumo de algum negócio em andamento, você vai descobrir o jeito certo de ter um site apresentável, mas antes você precisa cumprir algumas etapas burocráticas.

Princípios Básicos de Como Aparecer no Google

Domínio

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Uma vez que a sua empresa está pronta para receber clientes, você precisa divulga-la. Há diversas formas de se divulgar uma empresa no off-line (Revista de Bairro, Outdoor, Panfleto e Jornal) On-line (Internet, Televisão e Rádio). De todas as mídias citadas entre Off-Line e On-Line a Internet é a melhor opção para o momento e mais adiante será explicado com maiores detalhes.

Para começar na Internet o primeiro passo é a contratação de um domínio. O domínio é nome da sua empresa na internet. Vamos fazer uma analogia. Quando uma criança nasce ou até mesmo antes de nascer já temos o nome e precisamos registrá-la em cartório.

Quando a sua empresa nasce é claro que o registro é realizado na JUCESP (Junta Comercial do Estado de São Paulo), mas na internet a sua empresa nasce no RegistroBR.

“Ressalto que você registre o seu domínio “.com” e “.net” para que o seu concorrente não utilize o mesmo domínio com as terminações citadas. É importante que você utilize a terminação “.com.br, na medida do possível, pois é a terminação mais familiar para os usuários.

Se Você está propenso em abrir uma empresa sugiro que você registre o nome da sua empresa ou palavra chave relacionado ao seu negócio no RegistroBR, antes de qualquer coisa, mas antes você precisa verificar se o nome que pretende registrar está disponível. O valor para fazer um registro de domínio está em R$ 40,00 no momento em que escrevo este artigo.

Hospedagem:

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Como o próprio nome diz hospedagem, é abrigo e acolhimento para os seres         humanos e animais.

Tudo que vemos na internet também tem a sua casa como sites, blogs, e-commerce, plataformas, bancos de dados precisam ser hospedados para guardar textos escritos em blog, imagens, vídeos, Logotipos e etc.

Quando Você guarda os seus arquivos profissionais ou pessoais em uma pasta do Windows você também está hospedando este material em um determinado endereço do seu computador.

Vamos fazer uma analogia com um hotel. Um hotel tem diversos quartos e cada hospede fica em um quarto. Uma empresa de hospedagem é a mesma coisa. O Servidor é o hotel e os quartos são os computadores onde são armazenados os sites.

Para você enxergar o seu site na internet se faz necessário apontar (conectar o domínio com a hospedagem), mas é um assunto técnico e não vamos entrar em detalhes.

6 Elementos Essenciais que Todo Site Deve Ter

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Planejamento

A primeira etapa de um planejamento de site é a pesquisa. Ao Criar o menu de um site (páginas) não devemos copiar o concorrente ou entender que determinada nomenclatura é bonito e para isso precisa estar ali.

O que se dever fazer é constatar se o público alvo do seu nicho pesquisa por um determinado termo e para isso ha ferramentas no Google para análise.

Para exemplificar eu tenho uma página, no meu blog, chamada Adwords. Um termo similar a este é chamado de Links Patrocinados. Digamos que não houvesse nenhuma busca para este termo, que não é o caso. Faz sentido criar uma página cujo termo não há demanda? Vamos otimizar esta página para quem? Otimização é um termo que vou falar mais a frente.

Quando você precisar de um site e o desenvolvedor te perguntar, quais são as páginas que você deseja inserir no site? Desconfie. É fundamental pesquisar o que o seu público alvo procura.

Responsividade

Site responsivo é o conteúdo redimensionado, conforme a tela que você está usando, como Desktop, Tablet e Celular, ou seja, é quando o site se adapta a respectiva área de visualização.

Quando Você for contratar um prestador de serviço questione. O Site será responsivo?

O Google valoriza os sites responsivos, pois o foco do Google é proporcionar uma boa experiência para o usuário. Se você não proporcionar uma boa experiência para o seu público o Google não valorizar o seu site.

Mensagem

Digamos que você venda filtro de água alcalina. O preço mais alto que eu vi é de R$ 2.140,00.

Para o seu cliente comprar este produto em vez de adquirir um filtro de R$ 100,00 é fundamental ter uma argumentação muito forte, concorda?

Se você se limitar a falar das características do produto como: Altura, Diâmetro, Peso e Capacidade de Armazenamento você terá dificuldades em vender.

Porque seu cliente vai fazer a seguinte pergunta. Qual é a diferença deste produto que tem um preço de R$ 2.140,00 para o outro que tem um preço de R$ 100,00.

Para Você vender um produto deste é fundamental demonstrar de uma forma clara os benefícios:

Se Você mostrar para o seu potencial o cliente que a água tem poder de

  • Viver Mais;
  • Prevenir Doenças como Câncer;
  • Retardar o Envelhecimento das Células;
  • Melhorar o Funcionamento do seu Corpo;
  • Você terá Mais Disposição;
  • Você Ficará Mais Bonito (a), pois a água tem a propriedade de rejuvenescimento;

A comunicação acima é muito mais persuasiva do que falar das características,

Pode ter certeza, que com esta comunicação haverá pessoas que vão considerar o produto até barato.

O seu Site precisa ter uma comunicação persuasiva. Você precisa demonstrar o que de fato você vende. Então reitero mais uma vez. Fale dos benefícios e não de características.

Contato Visível

 O telefone fixo da empresa deve ficar visível no cabeçalho com uma chamada para ação. Ligue Agora. É recomendável incluir um celular que contenha o símbolo do WHATSAPP.

O que é mais fácil para Você como usuário. Visualizar o telefone no cabeçalho  ou ter que rolar a página até o rodapé? Pior ainda é ter que entrar na página contato anotar o telefone e depois voltar para a página do produto ou serviço

Quanto mais você facilitar a vida do usuário melhor será para ele e também para Você.

Depoimentos

Se você tiver depoimentos sinceros falando a respeito da transformação que o produto ou serviço gerou na vida delas, Você terá mais reputação.

Se estas informações forem compartilhadas nas redes sociais, melhor ainda devido ao poder de propagação.

 Blog

Um blog no site é fundamental porque ao produzir artigos relevantes você ganha reputação perante o seu publico.

Quando o seu público percebe que você é um especialista no seu mercado você é visto como autoridade no assunto e isso facilita a venda no futuro.

No seu blog você pode ter uma área para captar e-mail do seu cliente potencial e a cada postagem é só enviar para a sua lista de e-mails dicas sobre o seu mercado e produto.

Ao mandar ao menos uma dica por semana, você mantém o relacionamento com o seu público e ele não se esquecerá de você. Você ficará na mente do seu consumidor.

Quando precisar comprar um produto do seu nicho pode ter certeza que você será lembrado.

Como Ser Visualizado na Primeira Página do Google.

 

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Há duas formas de Você, ou melhor, o seu site aparecer na primeira página Google. Links Patrocinados ou Google Adwords e o Mito de SEO (Otimização para os Mecanismos de Busca)

Links Patrocinados ou Google Adwords

Ao pagar para o Google você pode alcançar a 1ª posição no mesmo dia, mas ressalto que a campanha deverá ser muito bem configurada. A principal vantagem é a rapidez com que Você pode vir a ficar no topo.

Ao fazer uma campanha de Links Patrocinados Você tem maior controle da situação. Você pode estabelecer o produto ou serviço que deseja divulgar.

Você define hora, dia e localização geográfica que for mais conveniente para aparecer.

Se Você precisa lançar uma novidade no mercado os links patrocinados é a melhor opção

As datas especiais que ocorrem ao longo do ano como dia das mães, dias dos pais, dia dos namorados, realizar uma campanha de links patrocinados é a melhor opção para fazer vendas, devido agilidade que proporciona.

É possível avaliar o que funciona e o que não funciona e tomar ações corretivas. Por exemplo: Se na Segunda, Terça e Quarta você tem uma rajada de vendas ou uma quantidade significativa de orçamentos e na Quinta e Sexta Feira ocorre totalmente o oposto sem vendas ou orçamentos, você de pausar a campanha nesses dias e aumentar o orçamento para os dias em que os resultados são mais prósperos. O foco de uma campanha de Adwords tem que ser a conversão e não cliques.

A única desvantagem do Adwords é quando o orçamento acaba, imediatamente, o site da sua empresa deixa de aparecer, isto se a campanha estiver bem configurada. Caso negativo você perderá muito dinheiro, mas é assunto para outro artigo.

Mito do SEO (Otimização para os Mecanismos de Busca) Google, Bing, Yahoo.

 Muitas pessoas dizem que SEO é de graça, pelo simples fato de não ter que pagar para ficar bem posicionado no Google. É um mito.

São 200 fatores de ranqueamento com pesos diferentes que Google utiliza para posicionar um determinado site.

Vou citar apenas que eu considero bastante relevante. O site precisa carregar rápido. Rápido é menos de dois segundos para o Google. O que fazemos quando você clica em um site e leva muito tempo para carregar? Voltamos e partimos para o próximo, certo.

Quando isso acontece o Google penaliza o site lento, porque tudo que não causa uma boa experiência para o usuário o Google não considera o seu site relevante.

Para que o seu site carregue rápido não basta ter uma boa hospedagem é fundamental o site ser otimizado com frequência. Exemplo uma imagem que ocupa 1MB no seu servidor pode ser reduzida em até 95%. Há ferramentas que reduzem o peso da imagem sem perda da qualidade. Quando você contratar um consultor de Marketing Digital lembre-se disso.

Você pode fazer SEO, porém caso não tenha conhecimento técnico vai precisar estudar e depois aplicar o que aprendeu. Isto se Você tiver tempo.

Se você não tiver tempo ou tampouco alguém na equipe que saiba fazer isto, você vai precisar contratar alguém ou uma agência para fazer o trabalho.

Para fazer SEO você não paga para o Google, mas paga com tempo ou para alguém fazer. Interno ou Externo. Como você viu nada é de graça.

 Além disso, não basta implementar todas as técnicas de SEO. Você precisa produzir conteúdo, como por exemplo, ter um blog já informado neste artigo.

A produção de conteúdo consiste em saber as necessidades do seu público alvo e saber como estrutura-lo aplicando as técnicas de SEO.

Produção de conteúdo tem diversos formatos:

Texto

Infográfico

Vídeo

Podcast

Conclusão

Como você viu, ficar na primeira página do Google não é garantia de sucesso.

Ressalto que os mecanismos de busca e as mídias sociais potencializam tudo aquilo que é bem feito no Off-line para o bem e para mal, também.

Não tenha a ilusão que ficar na primeira página independente da forma a ser utilizada SEO e/ou Links Patrocinados vá resolver todos os problemas de faturamento da sua empresa, porque não vai.

Você viu que o contexto é muito mais abrangente e complexo do que a gente pensa.

 

Maestro do Adwords
Photo ofAndre Gonçalves Fernandes
Nome
Andre Gonçalves Fernandes
E-mail
(andre@maestrodoadwords.com.br)
Site
Profissão
Consultor de Marketing
Company
Maestro do Adwords
Endereço
Santana - São Paulo,

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